Musica NacionalNoticia regional

Vereador fala no Bem Bolado sobre Semana do Biscoito

By Outubro 21, 2019 No Comments

Por: João de Jesus

Na última sexta (18) dentro do Programa Bem Bolado da Rádio Melodia FM, o vereador Edivaldo Ferreira Junior participou de uma entrevista com o jornalista Isaac Cabral e destacou a criação do projeto de lei 075 que dispõe sobre a instituição no calendário de eventos uma “semana do biscoito” em Vitória da Conquista.

A cidade que é a terceira maior do estado, possui uma característica impactante para os lares e hábitos dos conquistenses, a questão da temperatura e o clima como um todo propícios para o cultivo e consumo de frutas, legumes e verduras, aliados a cultura de regiões temperadas, como a incorporação do tradicional café em diversas rotinas sociais. Além disso, há uma produção dos irresistíveis Biscoitos de Polvilho que já são um dos produtos mais consumidos e encontrados em diversos locais de Vitória da Conquista.
Se não contasse apenas com questão cultural, para o representante do legislativo local esse segmento de fabricação dos biscoitos significa algo em torno de R$ 70 milhões, para um PIB geral da cidade que gira em torno de 5 bilhões (SEI, 2013). Então se for adicionado toda uma cadeia que inclui os serviços, varejo, venda, transporte, sua matéria-prima, entre outras condições expostas pelo biscoito o valor ultrapassa muitas outras atividades realizadas em Vitória da Conquista.
Segundo o vereador, a intenção do projeto é implantar uma cultura para a sociedade conquistense ser lembrada em outros lugares como “a cidade do biscoito”. Na lei esta previsto a comemoração, anualmente, na primeira semana do mês de Agosto, com a finalidade de realização de seminários, ciclos de palestras, ações educativas, entre outros eventos que possuem como objetivos, a produção, comercialização e exposição de um produto que pode virá a ser um símbolo para a Suíça Baiana.
Os principais objetivos do projeto são: apoiar, incentivar ou fortalecer o desenvolvimento do comércio, em todos os seus moldes, como cooperativas, associações e até a produção individual.
Além disso, a medida tenta viabilizar, ofertar e profissionalizar os pequenos ou novos produtores, ou até aqueles já estabelecidos na ramo, mas que necessitam de um apoio e incentivo para seguir no negócio.
Outra visão do projeto é a criação uma logística para que os comerciantes e fabricantes possam ter um espaço para discutirem questões relacionadas ao mercado de biscoitos, bem como até sua exportação para outros locais.
E para que essa lei seja implantada e entendida por uma quantidade maior de pessoas, o projeto já visa a ação nas escolas de Vitória da Conquista, como forma de educação sobre o projeto e fomentando a cultura de produção e comercialização do biscoito.

Leave a Reply