Os Correios participaram, de 26 a 28 de junho, do Fórum de Regulação da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), em Ponta Delgada, , Portugal. O Brasil esteve também representado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).  Entre outros assuntos,  o evento discutiu modelos de regulação de mercado e as consequências e importância da regulação para o cenário postal internacional.

Na ocasião, os Correios reiteraram a posição do Brasil em relação às regras de remuneração entre os operadores logísticos  e à necessidade de a UPU avançar nas discussões que ocorrerão em setembro no Congresso Extraordinário, que tratará dessa questão.  Para a estatal, a decisão a ser tomada pela UPU deve garantir a unidade da rede postal universal para que a UPU possa continuar a desempenhar seu papel de regulador dos intercâmbios postais internacionais.

O superintendente executivo da Secretaria-Geral dos Correios, Flávio Roberto Fay de Sousa, apresentou a estrutura de governança e compliance da empresa. A palestra suscitou o interesse dos demais participantes, que fizeram perguntas sobre a influência das políticas públicas sobre a fixação de tarifas, cobertura do território e a política comercial dos Correios.

Também foi realizado um workshop  entre os reguladores europeus e latino-americanos, que contou ainda com a  presença de delegação chinesa, com representantes do State Postal Bureau, órgão regulador, e do China Post. Os asiáticos opinaram sobre como a União Postal Universal (UPU) deve tratar a questão da remuneração das pequenas encomendas e a possível saída dos Estados Unidos da UPU.

 

FONTE: http://blog.correios.com.br/correios/?p=50032

Powered by WPeMatico

Comentários